O que a OMS diz a respeito?Em 6 de maio, o nível de alerta da OMS para a gripe suína estava em 5, em escala que vai de 1 (baixo risco de casos humanos) a 6 (transmissão sustentável e eficiente entre humanos). O último grau indica pandemia (epidemia de vasto alcance, talvez global). Em 25 de abril, no início da epidemia do influenza vírus A (H1N1), esse termômetro estava no nível 3.
Quais são os países afetados até o momento?Até 6 de maio, havia 1.893 casos confirmados em 23 países. O México seguia na liderança em número de infecções, com 942 casos oficiais, incluindo 29 mortes, mas já começava a retomar a normalidade, com a reabertura dos restaurantes e das universidades. Os Estados Unidos vinham em segundo lugar, com 642 infectados e duas mortes. Outros países com casos confirmados da doença eram o Canadá (165), Espanha (73), Reino Unido (28), Alemanha (9), Nova Zelândia (6), Itália (5), Israel (4), França (5), El Salvador (2), Coreia do Sul (2), Áustria (1), China - área de Hong Kong - (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), Guatemala (1), Irlanda (1), Holanda (1), Portugal (1), Suécia (1) e Suíça (1).
1. O que é a gripe suína?
2. Quais os sintomas?
3. Qual é o agente causador da doença?
4. Quais são as formas de contágio?
5. A doença gripe suína tem cura?
6. Existe vacina contra o mal?
7. Há medidas preventivas que possam ser tomadas no dia-a-dia?
8. Quais são os países afetados até o momento?
9. O que a OMS diz a respeito?
10. Quais as recomendações do Ministério da Saúde a viajantes internacionais?
11. A internet oferece fontes seguras de informação sobre o assunto
La Paz - O Ministério da Saúde Pública do Equador informou hoje(sábado) que os casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- no país subiram para 58, mas confirmou que 39 pacientes já se curaram e receberam alta médica.Em comunicado, o ministério afirmou que, nas últimas horas, foram confirmados sete novos casos da gripe suína, quatro deles na cidade portuária de Guayaquil, onde se concentra o maior número de infectados.A maioria de casos confirmados no Equador é de pacientes que contraíram a doença no exterior.
O governo mexicano informou, nesta segunda-feira, que o número provável de mortos pelo vírus subiu para 149 pessoas, 22 somente na Cidade do México
...