sexta-feira, janeiro 23, 2009

livra-nos de todo o mal e cobre com teu manto protetor nossa terra assolada". Yoani de Cuba

O blog da Yoani em Cuba agora em portugues.

 As vitimas de hoje reclamam uma solução rápida, porem os prejudicados pelos furacões ou inundações anteriores tambem a aguardam. Somente a combinação de ajuda institucional, solidariedade cidadã e doações do exterior aliviariam o drama de todas estas familias. A sociedade civil cubana não pode empreender, por sua própria conta, um mutirão de ajuda. Seria ilegal lançar uma convocação, sem passar pelos canais oficiais, para que os vizinhos enviem roupas, medicamentos e comida até as zonas afetadas. Nossa ""menos valia" cívica chega ao ponto que nem sequer em caso de desastre podemos agrupar-nos expontaneamente para ajudar o próximo.

Dos Estados Unidos se fala numa moratória das sanções a Cuba, como forma de auxiliar os prejudicados. Lamentavelmente, fazer uma pausa de somente tres meses nessas sórdidas disposições, não será suficiente. Quando os reporteres nacionais e extrangeiros regressarem a suas casas e os eletricistas terminarem de reestabelecer a luz nas zonas de desastre, somente então, virá a verdadeira depressão pelo perdido. Não estarão ali os jornalistas a caça de declarações, nem escutarão as queixas dos prejudicados ante as promessas descumpridas. Porem o apoio cidadão, a ajuda familiar dos que vivem no extrangeiro e das ONGs internacionais - esta solidariedade que não procura apoio político, nem atos de fé - não pode enganá-los.

 

http://desdecuba.com/generaciony_pt/?p=60

http://desdecuba.com/generaciony_pt/

 

Uma oração profunda surge de lugares de toda a Ilha: "livra-nos de todo o mal e cobre com teu manto protetor nossa terra assolada".