sexta-feira, janeiro 23, 2009

Sobre perdão

O dia do perdão
Rosana Hermann - via Querido Leitor

A coisa mais difícil do mundo é explicar alguma coisa pra quem não quer entender. Ou tentar, com palavras, transformar alguém. Ninguém fica honesto porque encontrou um bom argumento para deixar de ser corrupto. Ninguém se torna uma pessoa compreensiva e feliz porque ouviu um bom conselho e os resultados das eleições, com alguns bandidos entre os vereadores, provam que boa parte do povo que eles representam está entre nós.

Particularmente, junto com os corruptos, os cruéis, os imbecis, também tenho especial aversão pelos puxa-sacos, pelos incompetentes e pelos infelizes que fiscalizam a vida de quem julgam interessantes já que a vida deles nao lhes basta.

Qualquer pessoa que lida com o publico sabe que a gente so tolera os insuportaveis porque as pessoas boas realmente compensam pelas outras.

O dia do perdao me é cada vez mais util, inclusive o sacrificio do jejum. Leio coisas aqui, de vez em quando,que me fazerm sentir coisas horriveis. Se eu pudesse matar via IP, com um programinha tipo KOip, Kill over IP, eu ja seria uma ssassina em série. Tem gente que faz parte da escória humana, no pior sentido. Gente que fica policiando o outro, que fica anos à espreita pra se vingar, enfim, gente que não merece estar solta no convivio social.

Mas quando estas pessoas despertam meu ódio, eu me torno uma delas. Caio na armadilha mesquinha desses vermes. E isso, não eh bom para mim nem para ninguem. A gente tem que interromper a cadeia do ódio. Tem que se livrar dele, cair fora e nao respondê-lo.

É dificil. Muito dificil. Tão dificil quanto dar a outra face, levar desaforo pra casa, engolir ofensa e tudo mais. Eu tenho muita dificuldade com gente cruel, idiota, mal-intencionada, burra, filhadaputa. Muita dificuldade. Na hora eu quero simplesmente que ela saia do meu caminho. Quero eliminá-la. Mas é burrice, crueldade e filhadaputice da minha parte fazer isso. Preciso aprender a perdoar. Porque no fundo, essas pessoas sao infelizes e, provavelmente, nem fizeram a opção de serem assim, apenas ficaram ou nasceram assim.

Cada vez mais é preciso perdoar. Perdoar e cair fora, perdoar e nem dar bola, perdoar e esquecer. Perdoar e deletar. E nem se abalar. Mas é preciso perdoar e ter compaixão ao invés de destruir.

Eu tenho muita dificuldade em perdoar e justamente por isso me esforço para aprender pelo menos um pouquinho.
boa noite e obrigada a todos os seres de boa vontade, especialmente aos que lutam para melhorar.